Trilho da Vezeira, Fafião (Gerês)

Já há muito que eu e o Carvalho andávamos para marcar uma caminhada daquelas bravas.
Aproveitando o feriado de 5 de Outubro, planeamos tudo para ir fazer o Trilho da Vezeira que segundo os feedbacks recolhidos era um track à altura do que nós estávamos a idealizar.

O relógio marcava 6:00am quanto saímos de Vila Meã em direcção ao Gerês, mais propriamente a aldeia de Fafião onde começaria a nossa aventura!

Chegados ao destino, começamos logo a subir. Os primeiros 4 km são feitos em estradão de terra. Acredito que algumas pessoas menos preparadas desistam logo nesta primeira etapa. São 4km sempre a subir que nos colocaram na cota de cerca de 900m de altitude com um acumulado de quase 500m.

O estradão termina para dar lugar a estreitos e pouco trilhados trilhos, a civilização fica distante e a imponência dos maciços do Gerês começam a preencher o nosso horizonte.

Chegamos ao primeiro refúgio de montanha.



Daqui em diante, os trilhos são estreitos e sinuosos


Os telemóveis deixaram de ter rede e estávamos por nossa conta nesta aventura.

Entramos num desfiladeiro por onde corre o fresco e selvagem rio Fafião. O silêncio é ensurdecedor, as paisagens eram verdadeiramente dignas de um conto de fadas. Perdi a conta às vezes que disse em voz alta ou sussurrei "Uauuuu isto é mágico, é fantástico!".




O sobe e desce era constante, as paisagens eram cada vez mais belas e selvagens.

Deixo agora que a narrativa passe para as imagens:




































































Distância: +/- 24km
Dificuldade: Difícil
Circular: Sim
Wikilock GPX: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilho-da-vezeira-de-fafiao-13749403


Se vai realizar este percurso tenha em conta as seguintes recomendações:
Este percurso de montanha é de dificuldade bastante elevada e requer que o caminheiro tenha bastante técnica e experiência a caminhar em trilhos irregulares e perigosos. Durante os primeiros 9km de percurso existem alguns pontos de água potável, após isso os pontos de água são muito escassos ao que recomendo que se abasteça de água "em terra" ou reabasteça nos primeiros 10km. As mariolas durante o trilho podem não ser elucidativas quanto à direcção correcta a tomar, portanto o auxilio de um GPS é praticamente indispensável. Visto ser um percurso não muito popular os trilhos tem bastante vegetação, essencialmente carqueja que se mostra muito incomodativa para quem faça o trilho de calçoes. Dado o tipo de piso é altamente recomendável que leve um calçado específico de caminhada confortável e com bastante aderência à pedra.
Outro aspecto que convém frisar e ter em conta é que faz mais de 70% do percurso sem rede de telemóvel (vodafone 2018).


Consideração final: O melhor percurso pedestres/caminhada que fiz até à data. Eu diria que este percurso tem todo o potêncial para se tornar um dos melhores, (senão o melhor) e mais atractivo percurso pedestre de Portugal Continental. Contudo durinho, muito durinho e só ao alcance de pessoas que fazem isto por gosto



Wikiloc


Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na rota do Poço Negro pelo vale do Rio Mau

Caminho Onde o Morto Matou o Vivo - Serra de São Macário

Caminhada circular pelo PR2 Levada do Piscaredo

Pelas fragas, cascatas e lagoas do Rio Poio

PR6 - Caminho do Carteiro e as lagoas do Rio Frades

Caminhada no Gerês com Passagem Pela Cascata de Cela Cavalos e Poço da Dola

PR7 - Aldeias e Margens do Rio Ovelha MCN

Percurso de Xertelo às Minas dos Carris, Pico Nevosa e Lagoa do Marinho

Trilho de Mafómedes à Senhora da Serra no Marão