Caminhada no Gerês com Passagem Pela Cascata de Cela Cavalos e Poço da Dola
Hoje foi dia de matar saudades do Gerês. Escolhi um track da Wikiloc com cerca de 16 km que contemplava passagens pela Cascata de Cela Cavalos e pelo Poço da Dola.
Em bom português "matei dois coelhos com uma cajatada" isto porque já ambas estavam na minha agenda à algum tempo.
Deixei o carro algures não muito longe da aldeia da Lapela e segui montanha abaixo em direcção à cascata de Cela Cavalos. Os primeiros 2 km foram feitos em estrada e os outros 2 km até à cascata em estradão de terra. Tirei por lá umas fotos, fiz uns registos de vídeo e coloquei novamente pés ao caminho mas, desta vez sempre a subir, subi por cerca de 3km até apanhar a estrada onde à frente tinha deixado a carrinha. Andei mais um 1 km em estrada até virar para o trilho que me levou montanha acima. Foram mais de 5 km sempre a subir mas sem grandes dificuldades pois o trilho era bem visível e estava bem marcado por mariolas (mas não dispensa GPS).
Depois de chegar ao topo, comecei a ver um pouco mais do coração do Gerês, aquele sítio onde sentimos uma paz de espírito inigualável sempre que por lá caminhamos.
Ao longe, bem lá no fundo, o vale de um riacho, era ali que supostamente se escondiam da civilização inúmeras cascatas e lagoas de uma soberba beleza. Não estava enganado!
Continuei a descer, passei pelo abrigo de pastores de Biduiças e continuei descer, desta vez pelo vale do riacho seguindo o track GPS. Pouco depois do abrigo começaram a surgir as primeiras e mais tímidas lagoas, por ali abaixo foi um sem conta de lagoas onde duas delas se diferenciaram pela sua enormidade e beleza natural incrível.
Depois de fotografar e filmar tudo bem filmado, comecei novamente a subir logo após visitar a última, e, maior lagoa. Foi uma subida curta mas bastante inclinada, mais uma vez as mariolas deram uma preciosa ajuda. Bem lá no topo interceptei o trilho por onde subi e desci por um vale que me levou directamente ao ponto onde deixei a carrinha.
Fotos por ordem de acontecimento.
Vídeo
Wikiloc
Comentários
Enviar um comentário