Percurso de Xertelo às Minas dos Carris, Pico Nevosa e Lagoa do Marinho
Hoje foi dia de voltar ao Gerês, desta vez sem o júnior visto que o dia iria ser mais longo e mais duro, o objectivo era sair de Xertelo em direcção às minas do Carris, Pico Nevosa, e, como prometido no sábado passado ao Custódio uma passagem rápida pela cabana de Penedão para deixar duas garrafas de vinho verde branco de Amarante. Esta caminhada rendeu 37 km com quase 1.500 m de acumulado e quase 10 horas a palmilhar.
Mariola
O ponto inicial teve mais uma vez como anfitriã a aldeia de Xertelo.
Começamos a subir por um estradão em terra e depois optamos por um trilho que obtivemos na Wikiloc que nos levaria o mais directo possível às minas dos Carris, trilho este que acabou por se mostrar muito bem marcado por mariolas contudo, não dispensou o auxílio de um bom GPS.
Até às Minas dos Carris foi sempre a subir, uma inclinação jeitosa, nos primeiros 11 km subimos da cota dos 700 m para a cota de 1450 m aproximadamente.
Chegamos aos Carris por volta das 13 h da tarde, onde aproveitamos para comer qualquer coisa e desfrutar das excelentes paisagens e envolvência que aquele local mágico proporciona aos visitantes.
De seguida seguimos caminho em direcção ao Pico Nevosa, este que é o segundo ponto mais elevado em Portugal Continental. Até lá serpenteamos por entre os marcos divisórios da fronteira entre Portugal e Espanha.
Ao longe vemos uma elevação que em primeiro contacto visual nos pareceu o famoso Pico da Nevosa contudo, viemos a constatar que o Pico Nevosa era outra montanha por trás dessa que felizmente se distanciavam por escassos metros.
Subimos ao topo, bem ao topo, ali tivemos uma vista panorâmica de 360º fabulosa, indiscritível. Ficamos ali sentados em profundo silêncio a apreciar tamanha beleza! Enchemos o peito de ar, uma última vista 360º e colocamos de novo os pés ao caminho.
Voltamos às Minas do Carris e dali em diante foi sempre a descer até à Lagoa do marinho. Uma passagem rápida para cumprir "promessa" dado que o tempo urgia e a noite se aproximava, cumprimentamos os vezeireiros e seguimos em direção a Xertelo pelo estradão das 7 Lagoas.
Chegamos ao carro já eram 21.30h, andamos por cerca de uma hora pela serra sem luz do dia.
Chegamos ao carro cansados mas felizes pela excelente experiência vivida.
As fotos por ordem de acontecimento:
Víbora Cornuda
Comentários
Enviar um comentário