PR 7 - Nas escarpas da mizarela

Ontem dia 24 de abril de 2016 foi dia de nos deslocarmos mais uma vez até à serra da freita, desta vez com o objectivo de realizar o "PR 7 - Nas escarpas da mizarela".



Com alguns percalços pelo caminho só conseguimos chegar à aldeia da Mizarela por volta das 11.30. Visto já ser próximo da hora de almoço, decidimos aguardar e almoçar no restaurante Ponto Alto.



Depois de degustar uma excelente posta e com o relógio já muito perto das 14h lá entramos no carro e nos deslocamos até ao parque de campismo  de Merujal onde tem inicio o PR 7.

Mochilas ás costas e lá começamos a nossa jornada de 8km. Rapidamente chegamos à aldeia da Mizarela de onde à poucos minutos tínhamos saído. Ali, no miradouro principal da cascata da Frecha da Mizarela perdemos alguns minutos a deliciar a vista com o nosso primeiro encontro visual com esta majestosa cascata de 70m de altura.



Depois de umas quantas fotos lá continuamos estrada a baixo até entrarmos no trilho descendente e completamente envolto por um denso carvalhal.



O panorama era cada vez mais fantástico, a cascata aproximava-se mais de nós a cada passo que dávamos ou metro que trilhávamos, a cascata ocupava cada vez mais espaço no ângulo da retina.



Poucos metros abaixo fizemos um pequenos desvio temporário do PR 7. Assim que sentimos que o PR nos começava a afastar da cascata, decidimos descer por fora do PR até quase ao sopé da cascata para tentarmos conseguir fotos mais próximas e de um outro ângulo.



Ufff este pequeno desvio é completamente aconselhável mas acrescenta sem dúvida um belo "empeno" a acrescer ao que por si só dado pelo PR7. Retomamos o PR e lá continuamos a descer, agora no horizonte e em cada vale, correm pequenos ribeiros que dão força ao caudal do rio Caima. Sem muita dificuldade chegamos à famosa aldeia da Ribeira, uma pequena aldeia inóspita composta por cerca de 5 ou 6 casas que ao que aparenta devem estar neste momento abandonadas a julgar pelos sinais de vandalismo que pudemos observar em algumas habitações. Tiramos mais algumas fotos, atravessamos a ponte pedonal de madeira e logo nos cruzamos com uma pequena cascata onde decidimos abastecer as nossas reservas de água.




Tínhamos noção que as descidas do PR tinham terminado, que ali, junto à aldeia da Ribeira, a verdadeira dificuldade do PR estava prestes a começar, e, de facto constatamos que não estávamos enganados. Foram alguns km arrepiantes de subida, contudo e para "apimentar" mais a experiência fomos constantemente contemplados com excelentes pontos de interesse como o caso de algumas cascatas e mais uma ponte pedonal de madeira que nos permitia a travessia do ribeiro em segurança.





Lá continuamos a subir, com uma ou outra pequena descida à mistura para desafogar até que chegamos novamente à estrada junto à aldeia da Mizarela. Aqui fizemos o nosso segundo desvio. Antes da ponte que faz a travessia do rio Caima, subimos por um trilho que nos levou até ao parque de lazer da aldeia de Albergaria da Serra onde no Verão centenas de pessoas se deliciam com as águas frescas e cristalinas desta praia fluvial.







Tiramos algumas fotos, deliciamos visualmente o local e retomamos o PR7 que dali em diante até ao final, foi um repetir da parte inicial do percurso em sentido contrário.




Foi uma experiência fantástico e poderia classificar este PR como um dos melhores que já fiz até ao dia de hoje.



Informação:

Ponto Inicial/Final: Parque de campismo de Merujal

Tipo de Percurso: Circular

Duração: 3:30h

Distância: 8km

Dificuldade: Média/Alta



Mais infohttp://www.cm-arouca.pt/portal/images/stories/turismo/pr7.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na rota do Poço Negro pelo vale do Rio Mau

Caminho Onde o Morto Matou o Vivo - Serra de São Macário

Caminhada circular pelo PR2 Levada do Piscaredo

Pelas fragas, cascatas e lagoas do Rio Poio

PR6 - Caminho do Carteiro e as lagoas do Rio Frades

Caminhada no Gerês com Passagem Pela Cascata de Cela Cavalos e Poço da Dola

PR7 - Aldeias e Margens do Rio Ovelha MCN

Percurso de Xertelo às Minas dos Carris, Pico Nevosa e Lagoa do Marinho

Trilho da Vezeira, Fafião (Gerês)

Trilho de Mafómedes à Senhora da Serra no Marão