Caminhada - Castro Laboreiro até ao Lindoso pelo vale do Rio Laboreiro

Esta caminhada foi a 1ª e única etapa do percurso que tínhamos definido para realizar a travessia do Parque Nacional da Peneda Gerês, desde Castro Laboreiro até Pitões de Júnias em dois dias.

Depois dos primeiros belos 32 km de caminhada, a aventura sofreu um revés inesperado depois da gente receber o email com parecer negativo do ICNF para a autorização da travessia da zona de protecção total que se compreende entre a Serra Amarela e as Minas dos Carris.

Estávamos sentados no Lindoso a almoçar quando o telefone tocou, alerta de um email recebido, e que email... Era o email do ICNF que acabara por ditar o término imediato da nossa aventura! Era oficial, não estávamos autorizados a realizar a travessia da zona de protecção total por onde havíamos traçado o nosso percurso.

E porque leis são leis, e, apesar de muita pena  nossa, demos por terminada a aventura ao km 32 dos 86 que estava delineado inicialmente percorrer.

Mas vamos ao que interessa...

Saímos de Castro Laboreiro por volta das 6:00 am ainda o sol estava a nascer, sabíamos que teríamos um dia quente pela frente, logo a estratégia seria caminhar o máximo da parte da manhã e evitar horas de pico de calor. 

Como a ideia era fazer a aventura em autonomia total, algumas das nossas mochilas pesavam mais de 15 kg o que poderia dificultar e muito a nossa progressão.

O trilho até ao Lindoso foi brutal, foi realizado sempre pelo vale do Rio Laboreiro, por encostas que alternavam entre Portugal e Espanha com muita vegetação autóctone nomeadamente sobreiros e carvalhos. O trilho contemplou a passagem por pontes romanas, pontes de madeira e alguns miradouros de cortar a respiração. Numa das parques do percurso, mais precisamente na zona do "Encoro do Lindoso", surgiu uma das partes imprevistas do percurso! A cota do rio estava mais alta que o normal... Entre tombos e risos, tivemos de atravessar o rio com a água pelo pescoço e braços esticados num esforço enorme para evitar que os nossos pertences se molhassem! Que aventura.... 

Se valeu a pena? Claro que sim, foi mais um trilho fantástico com experiências fabulosos!

Recomendo




Fotos por ordem de acontecimento:





































































Vídeo:




Trilho wikiloc
Powered by Wikiloc







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na rota do Poço Negro pelo vale do Rio Mau

Caminho Onde o Morto Matou o Vivo - Serra de São Macário

Caminhada circular pelo PR2 Levada do Piscaredo

Pelas fragas, cascatas e lagoas do Rio Poio

PR6 - Caminho do Carteiro e as lagoas do Rio Frades

Caminhada no Gerês com Passagem Pela Cascata de Cela Cavalos e Poço da Dola

PR7 - Aldeias e Margens do Rio Ovelha MCN

Percurso de Xertelo às Minas dos Carris, Pico Nevosa e Lagoa do Marinho

Trilho da Vezeira, Fafião (Gerês)