PR4 - Anta de Mazes e PR6 - Máscaras de Lazarim

 Hoje foi dia de seguir até Lazarim (Lamego)


Há muito tempo que andava para visitar a aldeia abandonada de "Anta de Mazes". Depois de encontrar um trilho na Wikiloc que unia dois PR'S em um e contemplava a passagem pelo local, não perdi a oportunidade.

O percurso tem inicio na Av. principal da aldeia de Lazarim. No inicio parecia que a marcação estava em condições mas que se veio a constatar que o contrário. Os trilho requerem urgentemente manutenção, quer no que diz respeito a marcações, quer no que diz respeito à própria limpeza dos trilhos.

Sai de Lazarim em direcção a Mazes, depois de passar a aldeia, segui em direcção aos "Moinhos da Faia" que estão inclusos no próprio PR4.

Tirei algumas fotos e lá segui eu montanha acima. Os 3 km sempre a subir que se seguem aos moinhos, é a parte do trilho que mais necessita de intervenção por parte das entidades que gerem estes PR'S. A vegetação está alta e é praticamente impossível ver qualquer tipo de marcação, se bem que não há muito por onde enganar (sempre em frente).


Lá bem no topo da montanha, e, já no estradão que me levou à aldeia de "Anta de Mazes" consegui observar paisagens bastante interessantes.


Chegada à aldeia de Anta de Mazes, o sentimento era espanto absoluto! Uma aldeia com dezena de casadas completamente desabitadas onde o silêncio era ensurdecedor. Percorri cada uma das ruas da aldeia, cliquei mais algumas vezes no botão que eterniza momentos (máquina fotográfica), filmei algumas das casas e ruas para finalmente parar um pouco. Bem lá no centrinho da aldeia "fantasma", saquei da mochila das costas e sentei-me para lanchar. No total, passou de uma hora o tempo que passei na aldeia, sem que tivesses ocularmente registado o movimento de qualquer ser vivo.


Deixei a aldeia para trás e subi mais um pouco, logo mais à frente tive a oportunidade de observar novamente a aldeia de Mazes. 


Logo à frente passei pela aldeia de "Parafita" sem que nada de especial tivesse a registar ( à excepção de uma corrida que levei de um cão).


Depois foi sempre a descer por meio de carvalhais novamente até Lazarim.


Percurso com cerca de 15 km com cerca de 650 m de desnível positivo.

Mesmo que pouco limpo e a necessitar de manutenção, ainda vale a pena! Quanto mais não seja para visitar a imponente aldeia de "Anta de Mazes".


Fotos por ordem de acontecimento:












































































Youtube:


Wikiloc:


Powered by Wikiloc


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na rota do Poço Negro pelo vale do Rio Mau

Caminho Onde o Morto Matou o Vivo - Serra de São Macário

Caminhada circular pelo PR2 Levada do Piscaredo

Pelas fragas, cascatas e lagoas do Rio Poio

PR6 - Caminho do Carteiro e as lagoas do Rio Frades

Caminhada no Gerês com Passagem Pela Cascata de Cela Cavalos e Poço da Dola

PR7 - Aldeias e Margens do Rio Ovelha MCN

Percurso de Xertelo às Minas dos Carris, Pico Nevosa e Lagoa do Marinho

Trilho da Vezeira, Fafião (Gerês)

Trilho de Mafómedes à Senhora da Serra no Marão