PR5 CBC -Trilho do Pisão e do Nariz do Mundo
No passado sábado a nossa escolha recaiu sobre o PR5 CBC -Trilho do Pisão e do Nariz do Mundo.
Com a atual conjuntura optamos por sair de casa ainda não eram 6:00 am, o onjetivo era fazer o percurso todo da parte da manhã e estar em casa por volta das 13h.
À chegada a Moscoso (aldeia onde começa o percurso), o termómetro da carrinha marcava - 3 Cº.
Estacionamos a carrinha perto do famoso restaurante "Nariz do Mundo".
Mochila às costas e lá demos inicio à nossa aventura. Logo no inicio, ainda na aldeia, não sei se devido à baixa temperatura que se fazia sentir, o nosso GPS teimava em não funcionar corretamente. Após cinco minutos de espera lá decidiu começar a funcionar. Os primeiros km foram pelo planalto da serra da cabreira, por caminhos agrícolas fascinantemente delimitados por paredes em pedra que arquitectonicamente também delimitavam as parcelas de terreno nas imediações da povoação.
Prosseguimos caminho pelo planalto com o objetivo de ir ao extremo da serra, aquele ponte onde pudemos observar o manto de nevoeiro que fascinantemente pairava sobre Cabeceiras de Bastos.
Tiramos umas quantas foros e lá começamos a descer em direção à Ribeira de Cavez. A meio da descido passamos por três caminheiros de meia idade que mostravam algum desalento no rosto, imaginamos que seria cansaço. Depois de 1.5km sempre a descer, chegamos juntos às ruinas dos moinhos e rapidamente percebemos o porque do desalento das três pessoas com quem nos cruzamos à 10 minutos a trás. Para prosseguir caminho teríamos de fazer a travessia da ribeira e para isso precisávamos saltar de pedra em pedra. Nada que já não tivéssemos habituados não fosse o estado extremamente escorregadio em que as mesmas se encontravam. Com muito cuidado lá fizemos a travessia.
Bem, agora tínhamos noção que teríamos pela frente uma subida ingreme e algo prolongada, mas que fazer, era para nós... Lá seguimos encosta acima por trilhos estreitos ladeados por ingremes precipícios e paisagens de encher a retina.
Após alguns km de subida e mais algumas dezenas de fotos à envolvência de cortar a respiração, chegamos ao famoso "Nariz do Mundo". Que spot maravilhoso, ali o sentimento é de liberdade, imponência e satisfação. Que vista 360º maravilhosa.
Depois descemos, voltamos a atravessar a ribeira e chegamos novamente ao ponte de partida.
Fotos da aventura por ordem de acontecimento:
Vídeo:
Wikiloc:
Comentários
Enviar um comentário